24.3.09

DIREITOS DO LIVRO




Declaração dos Direitos do Livro
(pela Associação de Editores da Região Centro de França )


Artigo 1

Os livros, todos os livros, têm direito a existir.


Artigo 2

Os livros são iguais entre si, sem distinção de origem, fortuna, nascimento, opinião ou editor.


Artigo 3

Todo o livro tem direito à vida, à comercialização, à possibilidade de ser exposto ao leitor e de proporcionar ao seu autor a de ser lido e renumerado com justiça.


Artigo 4

Todos os livros são iguais perante a lei, a qual os submete à igualdade de preço em qualquer lugar onde sejam expostos.


Artigo 5

Todos os livros têm direito a que, em qualquer lugar, se reconheça a sua personalidade, a personalidade do autor e do editor.


Artigo 6

O livro, como uma obra de imaginação bem como de investigação, dirige-se à imaginação e às necessidades do ser humano. Assim, na sua comercialização, não deve ser tratado como um simples produto de consumo corrente.


Artigo 7

O livro é e será garante das nossas liberdades. Não pode em nenhum caso ser submetido a alienação, seja no plano do pensamento, seja no plano da sua vocação fundamental, que é promover o livre intercâmbio de culturas, mentalidades e saberes.


Artigo 8
O livro, motivador da abertura de espírito, da ciência, dos prazeres, depositário do saber enquanto obra de criação, deve ser tratado como um bem indispensável para a cultura, a promoção social e espiritual e a informação, não pode ser tratado como uma vulgar fonte de lucros.

2 comentários:

JR disse...

Falta aqui um artigo!

Artigo 9 - O livro tem direito a ter a sua integridade química e física defendida. O que implica a sua conservação e restauro, seguindo-se métodos de ética, criteriosamente definidos. Sendo que a sua individualidade presupõe um estudo preliminar que antecede a qualquer intervenção.

Ps: Cada um tem de "puxar a brasa à sua sardinha"! :)
Beijos


JR

marga disse...

É isso ai, JR!
Tá mto bem vistO!
Deviamos enviar isso prós francius verem k o people aqui tb sabe pensar! abraço aqui desta ponta!