19.9.09

Côte d'Ivoire: capital ou capitais?


Mapa da Côte d'Ivoire: pode ver-se Yamassoukro (a capital administrativa),
Abidjan (a capital económica) e Man (a aldeia onde a Anges d'Afrique intervém e para onde iremos em Novembro)
Abidajn, à noite

Vista de Abidjan Abidajn


Vista aérea de Yamassoukro



Vista de Yamassoukro



Basílica de Nossa Senhora da Paz, Yamassoukro


Yamoussoukro é a capital oficial de Côte d’Ivoire. Fica a 240km a norte de Abidjan, sobre colinas onduladas e planícies.
A economia de Yamoussoukro depende da indústria florestal, perfumarias e da pesca interna.
A cidade é a capital de Côte d’Ivoire desde 1983, todavia, a maior parte das funções administrativas continuam a fazer-se na antiga capital, Abidjan.
Yamoussoukro se diferencia da maioria das capitais africanas devido à sua moderna arquitectura.

Abidjan é a maior cidade de Côte d'Ivoire, tendo sido a capital do país entre 1934 e 1983. Hoje, digamos que é a capital económica/financeira.
Situa-se na Laguna de Ébrié, junto ao Golfo da Guiné, e é um centro industrial, comercial e cultural muito importante. Em Abidjan habitam 4.3 milhões de habitantes.
O seu desenvolvimento iniciou-se em 1904, ligado ao término do caminho-de-ferro, Abidjan-Níger, que, mais tarde, se prolongou para norte, até Burkina Faso. A zona portuária, bastantes moderna, também contribui para o seu desenvolvimento económico-financeiro.
É uma área fértil na produção de café, cacau e frutas, como banana e ananás. No ramo industrial, as principais manufacturas são os têxteis, os produtos metálicos, o vestuário, os plásticos, a borracha e o petróleo. Em Abidjan, existe a Universidade Nacional de Côte d'Ivoire, vários museus, bibliotecas e parques.
Abidjan é uma cidade cosmopolita, é conhecida como a Paris da África Ocidental (vamos explorar este assunto noutro post!). 

1 comentário:

Peruca de Tule disse...

;D

Tens um espacinho na mala para levar a tua *PerucaMaluka* preferida?!

F E L I C I D A D E S.

BeijOOooOooOO