15.9.09

a partir de hoje




A partir de hoje o meu beat é preparar

A VIAGEM

No dia 7 de Novembro embarco rumo àquela que será, provavelmente, a viagem da minha vida.


COSTA DO MARFIM

Abidjan

Man



Embarco com a associação Anges d'afrique. Esta associação luxemburguesa de solidariedade trabalha para melhorar o bem-estar das famílias da aldeia de Man, na Costa do Marfim. Conheci a anges d'afrique através da sua presidente, a Teresa Rehlinger. A Teresa é portuguesa (não sei se já adquiriu também a nacionalidade luxemburguesa), de alma gigante e coração inteligente (será possível?) dedica-se a esta causa como se da sua família se tratasse. Embarco nesta "aventura" pela sua mão, numa confiança mútua que advém de um sentimento de grande amizade e cumplicidade entre as duas (uma coisa fora do real, pois, de facto, só estivemos juntas um dia... falamos por mail e por telefone).



Este é o plano:


saída de Lisboa às 8:20 - chegada a Paris às 11:50


partida de Paris 13:45 - chegada a Abidjan às 19:05



Ficaremos em Abidjan à espera dos contentores com os bens que chegarão do Luxemburgo. Assim que os contentores chegarem, rumamos a Man, uma aldeia remota onde pouco ou nada existe para iniciarmos o trabalho de distribuição dos bens e outros trabalhos agendados pela associação e que irei descobrir na altura. Sei, por exemplo, que vamos procurar um terreno para construir um centro pré-escolar...

Mas o que faremos lá, isso escreverei quando lá estiver!

Desta vez os contentores irão cheios de roupas, artigos de higiene, brinquedos/jogos, electrodomésticos, artigos de puericultura e utensílios particularmente destinados a determinados ofícios como a custura, cabeleireiro, etc. A anges d'afrique promove o apadrinhamento das crianças de Man (farei, proximamente, um post dedicado apenas a esta questão) - neste momento há já 41 crianças apadrinhadas! - e trabalha na tentativa de dotar as mães de profissões para que consigam melhorar a qualidade de vida das suas famílias. (em breve farei um post dedicado, exclusivamente, ao trabalho já feito em Mans pela associação)


Neste momento, os membros da associação, no Luxemburgo, preparam a viagem de Novembro.


Eu, por cá, agora, estou em fase de preparação. Preparação psicológica e física.


Dia 6 de Outubro tenho aconsulta do viajante para preparar a questão das vacinas e afins relacionados com a saúde.

Há que tratar ainda do visto.


Vou aproveitar este blog para ir relatando aos meus amigos e familiares àquela que provavelmente será a VIAGEM da minha vida. A viagem interior, sobretudo.



Próximos posts: Costa do Marfim, a capital e Mans; Anges d'afrique: trabalho feito em Mans e projectos futuros

6 comentários:

Anónimo disse...

Vai concerteza ser um momento marcante na tue vida.
Eu estou a teu lado em todos os momentos para te dar força e coragem pois não vai ser um viagem de recreio.
Conta comigo sempre.
Tina

Anónimo disse...

Vai concerteza ser um momento marcante na tue vida.
Eu estou a teu lado em todos os momentos para te dar força e coragem pois não vai ser um viagem de recreio.
Conta comigo sempre.
Tina

marga disse...

obrigada, tina!
Mesmo que não quisesses, eu contava contigo na mesma!

Peruca de Tule disse...

:)

Que bonito!...

Confesso q fiquei com um bocadinho de inveja...

Tudo de bom, sorte, muita força e coragem.

BeijOOoOOOO

*PerucaMaluka* a desejar q tires o melhor e maior partido desta grande viagem em perucadetule@gmail.com

marga disse...

Obrigada, peruca!
Estaremos todos juntos nesta grande viagem e se tudo correr bem pode ser que para o ano façamos uma expedição todos juntos! Era bom! Abraços garridos e com beats muito positivos para ti

Anónimo disse...

Querida Marga,
só te conheço por Mimi e fiquei muito surpreendida ter encontrado um relato do Anges d'Afrique em português. Por acaso, estàs de parabéns, conheces muitas coisas da nossa associação apesar de só nos termos encontrado um dia e os laços familiares nos terem ligado para sempre. Compreendo que tenhas medo de fazer esta viagem. Hà um ano eu tinha as mesmas dúvidas e muito medo. Tudo se passou bem. Te espero em Paris no dia 7 de novembro para continuarmos a caminhada juntas.
Vais adorar, chorar, rir, cantar, visitar os nossos meninos. Vais assistir a uma "Bamboula" à maneira (isso garanto-te eu). Vais ser muito bem acolhida por todos os que nos esperam... e o resto não interessa dizer agora...suspens..

Teresa